Bitcoin pode ser regulamentado?

O protocolo Bitcoin em si não podem ser modificado sem a cooperação de quase todos os seus usuários, que escolhem o software que utilizam. A tentativa de atribuir direitos especiais a uma autoridade local nas regras da rede global Bitcoin não é uma possibilidade prática. Quaisquer organizações ricas podiam optar por investir em hardware de mineração para controlar metade do poder de computação da rede e tornar-se capaz de bloquear ou reverter transações recentes. No entanto, não há garantia de que eles poderiam manter este poder uma vez que esta exige investir tanto que todos os outros mineiros do mundo.

É, no entanto, possível regular o uso de Bitcoin de forma similar a qualquer outro instrumento. Assim como o dólar, bitcoin pode ser usado para diversos fins, alguns desses podem ser considerados legítimos ou não, de acordo com a lei de cada jurisdição. Nesse sentido, Bitcoin não é diferente de qualquer outra ferramenta ou recurso e pode ser sujeito a diferentes regulações em cada país. O uso de Bitcoin pode ser dificultado por regulações restritivas, nesse caso é difícil determinar a porcentagem de usuários que continuariam a usar a tecnologia.

Um governo que venha a banir o Bitcoin estaria atrapalhando o desenvolvimento de negócios e mercados, movendo a inovação a outros países. O desafio de reguladores é, normalmente, desenvolver soluções eficientes sem atrapalhar o crescimento de mercados emergentes e negócios.