Cuidados na Internet: Fique de olho nas senhas

Como você já sabe, cibercriminosos podem tentar roubar os acessos das suas contas de jogos. A Internet não é um lugar seguro, mas torna-se mais perigosa para quem é descuidado com a segurança. A melhor arma contra os cibercriminosos é usar a cabeça.

tips-for-kids-02-fb1

Fique atento e seja esperto. Se você acha chato e complicado memorizar senhas únicas e seguras, tente memorizar de uma forma diferente. Existem técnicas divertidas e eficazes para lembrar das senhas. Caso você não encontre nenhuma forma interessante, é possível utilizar um gerenciador de senhas.

Por ser leitor do nosso blog, você parece se preocupar com questões de segurança na Internet. Por meio de regras simples, você consegue se prevenir e combater os cibercriminosos:

  1. Não compartilhe com ninguém as senhas de suas redes sociais – Facebook e jogos online, por ex.– nem mesmo com seu melhor amigo. Se alguém descobrir sua senha, essa pessoa poderá ter acesso a todos os dados de sua conta. E poderá enviar itens maliciosos para seus amigos. Ninguém ficará feliz com isso!
  2. Nunca envie suas senhas por e-mail, Whatsapp, Skype, Viber, mesmo que alguém -teoricamente – relacionado à mídia social peça seus dados de acesso. Se a pessoa realmente trabalhar para a empresa que você precisa de suporte, ela conseguirá resolver seus problemas sem a sua senha.
  3. Tente usar senhas longas e complexas. Com isso queremos dizer no mínimo 8 símbolos, incluindo letras em caixa alta e baixa, números e sinais de pontuação. O nome do seu cachorro, a data de nascimento de seu irmão, ou uma sequência como “12345“, simplesmente esqueça. Elas são de simples resolução e podem ser facilmente descobertas por meio de programas especiais.
  4. Não registre suas senhas em arquivos online ou pedaços de papéis. É exatamente este tipo de descuido que os criminosos esperam. A melhor solução é memorizá-las.
  5. Antes de digitar sua senha, certifique-se que você realmente está no site correto. Verifique a barra de endereços e tenha certeza que todos os elementos gráficos do site estão em ordem. Os criminosos fazem páginas falsas de sites populares para roubar as senhas dos usuários mais desatentos.

Você acha sua senha forte? Que tal testar ela?

logo-en

Fonte: Kaspersky